A princesinha por Hans Christian Andersen - Versão HTML

ATENÇÃO: Esta é apenas uma visualização em HTML e alguns elementos como links e números de página podem estar incorretos.
Faça o download do livro em PDF, ePub, Kindle para obter uma versão completa.
index-1_1.jpg

1

index-2_1.jpg

index-2_2.png

index-2_3.png

Apoio:

Patrocínio:

Realização:

2

A PRINCESINHA

Hans Christian Andersen

3

Contos de Hans Christian Andersen Hans Christian Andersen nasceu em Odensae, em 2 de abril de 1805, e faleceu em Conpenhague em 1875. Autor de inúmeros contos infanto-juvenis, traduzido por todo o mundo. Considerado por muitos com o pai da Literatura Infanto-Juvenil. Temos aqui uma seleção de seus melho-res contos.

4

A PRINCESINHA

OUVE uma vez um príncipe que queria casar-se, como é natural, com uma princesa, mas era preciso que fosse re-almente uma verdadeira princesa. Com este propósito, o príncipe viajou pelo mundo inteiro, com o desejo de en-contrar a prometida de seus sonhos, porém, embora visi-tasse muitas princesas, quando se inteirava a respeito de cada uma delas, sempre havia um ou outro inconveniente que o impedia de noivar.

Nesse tempo havia no mundo muito mais princesas do que hoje, todavia, quando se investigava se eram verdadeiras princesas, sempre existia uma certa dificuldade em prová-lo; e, em muitos casos, descobria-se algum detalhe nada agradável. Finalmente, aborrecido com a inutilidade de seus esforços, o príncipe empreendeu o regresso ao seu palácio.

5

Passou-se algum tempo e o príncipe continuava solteiro.

Uma noite desencadeou-se uma terrível tempestade; o di-lúvio era espantoso, relampejando sem cessar. Em suma, era uma noite má, como existem poucas.

Quando a tormenta estava no auge, alguém bateu na por-ta do palácio e o velho Rei, em pessoa, apressou-se a abrir.

Lá fora estava uma princesa, embora em situação lamentável, por causa da chuva e do vento. A água caía a jorros pelos cabelos e pelo vestido, tinha os pés encharcados de água recolhida por seus sapatos, mas garantiu ser uma verdadeira princesa.

- Logo veremos se isso é verdade pensou a Rainha, embora não revelasse a ninguém seu pensamento, guardando para si as dúvidas que sentia.

Dirigiu-se para o dormitório destinado aos hóspedes, tirou toda a roupa de cama e pós uma ervilha sobre uma das tábuas de madeira; colocou por cima vinte colchões e outros tantos cobertores de plumas. Ali deveria dormir a princesa. Chegando a manhã seguinte, perguntaram-lhe se dormira bem.

- Passei uma noite péssima - replicou a jovem. - Mal con-segui fechar os olhos. Deus é que sabe o que havia na cama. Tive a sensação de estar deitada sobre um objeto muito duro, tanto assim que estou com o corpo todo dolo-rido. Foi terrível!

Então, tanto os reis como o príncipe compreenderam que ela devia ser uma verdadeira princesa, pois que fora capaz de sentir a ervilha através dos vinte colchões e dos vinte cobertores de plumas. Somente uma verdadeira princesa 6

poderia ter uma pele tão delicada.

E assim, o príncipe a tomou por esposa, porque estava certo de ter encontrado uma verdadeira princesa. Quanto à ervilha, foi depositada num museu, onde pode ser vista até hoje, se ninguém tiver tido a tentação de roubá-la, o que acreditamos não ter sucedido.

E esta, sim, é uma estória verdadeira.

FIM

Copyright © 2000, virtualbooks.com.br Todos os direitos reservados a Editora Virtual Books Online M&M

Editores Ltda. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Editora.

7

Você pode estar interessado...

  • O Sol
    O Sol Literatura Infantil por L.H
    O Sol
    O Sol

    Downloads:
    24

    Publicado:
    Jan 2021

    O Sol é para todos

    Formatos: PDF, Epub, Kindle

  •  Seleção Vol 2 Elite
    Seleção Vol 2 Elite Fantasia por K.C
    Seleção Vol 2 Elite
     Seleção Vol 2 Elite

    Downloads:
    37

    Publicado:
    Jan 2021

    A Elite

    Formatos: PDF, Epub, Kindle

  • Daisy
    Daisy Literatura Infantil por T.J
    Daisy
    Daisy

    Downloads:
    15

    Publicado:
    Jan 2021

    Embalado pelo melhor do rock'n'roll, um romance inesquecível sobre uma banda dos anos 1970, sua apaixonante vocalista e o amor à música. Da autora de Em outra...

    Formatos: PDF, Epub, Kindle

  • Pequenos Delitos E Outras Crônicas
    Pequenos Delitos E Outras Crônicas Literatura Infantil por Walyr C
    Pequenos Delitos E Outras Crônicas
    Pequenos Delitos E Outras Crônicas

    Downloads:
    144

    Publicado:
    Feb 2018

    Os textos de Walcyr Carrasco são retratos rápidos, fotografias instantâneas da metrópole e de seus personagens. Cada crônica é uma nova revelação: ou mostra f...

    Formatos: PDF, Epub, Kindle, TXT