Apostila ASP por Apostilas Fok - Versão HTML

ATENÇÃO: Esta é apenas uma visualização em HTML e alguns elementos como links e números de página podem estar incorretos.
Faça o download do livro em PDF, ePub, Kindle para obter uma versão completa.

VBScript e ASP

A linguagem ASP é, na verdade, uma junção de programação em VBScript e Objetos ActiveX.

VBScript é uma linguagem criada a partir do Visual Basic, mas com algumas limitações, por motivos de segurança.

Objetos ActiveX são objetos, ou melhor, funções prontas, já existentes no servidor. Essas funções captam os parâmetros de entrada dos dados, manipula-os de acordo a sua função e então envia-os para a saída. Um exemplo de ActiveX é o Objeto ASPMail, o qual capta os dados de entrada (nome, email, corpo da mensagem, etc), cria um email com esses dados e depois envia o email.

Uma vez que a linguagem ASP é usada apenas em alguns "pedaços" de páginas HTML, existe um símbolo para diferenciar o que é programação HTML e o que é programação ASP: <% código asp %>

Abaixo um exemplo de página em HTML e ASP:

<head>

<title>página em HTML e ASP</title>

Apostilas e Tutotriais: http://Apostilas.Fok.com.br

Apostila ASP

2 de 43

</head>

<html>

<p>Olá Mundo!!!</p>

<%

' (aspas simples significa observação dentro do código)

' a linha abaixo tem o mesmo efeito da linha acima

response.write "<p>Olá Mundo</p>"

%>

</html>

Funcionamento, Convenção e Simbologia

Como Funciona o ASP? Qual a simbologia e a convenção usada na programação em

ASP?

ASP é uma linguagem que veio para complementar a linguagem HTML. Ela traz para a linguagem HTML todo o poder do acesso a banco de dados, do acesso a arquivos texto, da captação de informações de formulário, da captação de informações sobre o visitante e sobre o servidor, do uso de variáveis, loops. Observe o código abaixo:

arquivo "olamundo.asp"

<html>

<head><title>Como funciona o ASP?</title></head>

<body bgcolor="#FFFFFF">

<p>Ola Mundo!!!</p>

<%

response.write "<p>Ola Mundo!!!</p>"

%>

<p><%="Ola Mundo!!!"%></p>

</body></html>

O código acima exibe a frase Ola Mundo!!! de três modos diferentes. O primeiro, usando apenas programação HTML, o segundo, usando apenas comandos ASP, e o terceiro, é uma mistura de código HTML com ASP. Como se percebe, não é necessário construir a página inteira com códigos ASP. É possível criar páginas onde há a mesclagem das duas programações. A única exigência é que, a partir do momento em que o código da página tenha pelo menos uma linha na linguagem ASP, a terminação do nome da página deve ser .asp. Somente assim o servidor poderá distinguir quais páginas devem ser executadas antes de enviar ao Browser. Abaixo segue a simbologia e as convenções de uso da linguagem ASP.

<% -> início do trecho de código ASP

%> -> final do trecho de código ASP

' (aspas simples) -> usada antes de comentários dentro do código

= -> é usado no modo de programação por mesclagem de códigos HTML e ASP.

A linguagem ASP tem uma estrutura muito bem elaborada, uma vez que ela pode ser implementada com os chamados Objetos. A linguagem ASP, além de trazer todo o poder do VBScript para a página HTML, traz ainda o poder dos Componentes ActiveX e dos Objetos. Os componentes ActiveX, simplificando bastante, são bibliotecas que contém vários objetos reunidos. Principalmente objetos que necessitam de instâncias para funcionar, o que significa que, por exemplo, cada acesso a um bando de dados deve ocupar uma instância daquele objeto.Objetos são add-ons que dão a capacidade de captura e transmissão de variáveis entre as páginas, de criação e manipulação de Apostilas e Tutotriais: http://Apostilas.Fok.com.br

Apostila ASP

3 de 43

cookies, sessions e publicidade rotativa nos sites, a capacidade de captura de informações sobre o Browser do usuário e sobre o servidor, de consulta, alteração e adição de dados em Bando de Dados, de envio e recebimento de emails via página WEB, e uma infinidade outras funções. Esses objetos podem ser criados por outras empresas, implementando assim o poder da linguagem ASP.