Contribuição ao estudo de indicadores de desempenho de empreendimentos hoteleiros, sob o enfoque... por Aneide Oliveira Araujo - Versão HTML

ATENÇÃO: Esta é apenas uma visualização em HTML e alguns elementos como links e números de página podem estar incorretos.
Faça o download do livro em PDF, ePub, Kindle para obter uma versão completa.

Agradecimentos

Neste momento tão especial tenho a incomensurável alegria de

agradecer a Deus pela vida e pelo privilégio de conhecer tantas pessoas que contribuíram para que eu chegasse aqui e que, ainda que não sejam citadas nesta página, merecem a minha sincera gratidão.

Sendo Ele magnânimo e misericordioso houve por bem, além de dar-

me a vida, a fez maravilhosa e saudável, colocando no meu caminho muitas oportunidades de aprender e crescer como pessoa. Deu-me, ainda, tantos amigos. Alguns doutos e outros nem tanto. Todos que me ajudaram a vencer dificuldades, comemorar descobertas, trilhar caminhos desconhecidos.

Muito obrigada, Meu Deus, por ter-me permitido conhecer as pessoas

às quais também agradeço.

Ao meu orientador Prof. Dr. Masayuki Nakagawa que há muito,

quando ainda era sua aluna no Mestrado, tem influenciado e aguçado meus sentidos e vontade de estudar.

Ao Prof. Dr. Welington Rocha, que ao aceitar a co-orientação deste

trabalho me privilegiou com a sua dedicação irrestrita. A sua crítica minuciosa inspirou-me a segurança necessária para enfrentar os desafios de um empreendimento desta responsabilidade. Agradeço-lhe, também, as palavras de incentivo que me impulsionaram a continuar quando algumas barreiras me pareceram difíceis de transpor.

Ao Prof. Dr Adalberto A Fischmann cujos comentários e

questionamentos no Exame de Qualificação além tornar este trabalho muito melhor, me estimulou a realizar novas pesquisas nesta área.

Aos colegas de curso, aos professores e funcionários da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, VII

especialmente aos da Biblioteca, UPD, Secretaria de Pós-Graduação e Departamento de Contabilidade e Atuária.

Aos alunos, aos professores e funcionários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e em particular aos colegas do Departamento de Ciências Contábeis. A Profª Maria Lúcia Viana, a Profª Dra Maria Arlete Duarte Araújo e os outros amigos do Centro do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, do Centro de Ciências Humanas e Filosofia, assim como os da Pró-

Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

À Capes cujo financiamento viabilizou a minha dedicação integral a

realização deste trabalho.

Aos estabelecimentos hoteleiros, através dos seus gerentes, à

Associação Brasileira de Restaurantes e Hóteis (ABIH) - Secção de Sergipe, ao SEBRAE/RN, e ao SEBRAE/SE que colaboraram com informações sobre a

atividade hoteleira, opiniões e sugestões valiosas para o direcionamento do estudo.

À Profª. Drª Maria das Graças de Menezes Venâncio Paiva, SEBRAE-

RN, que me privilegiou com sua atenção na discussão das primeiras idéias sobre a elaboração deste trabalho.

Aos amigos Profª. Drª Joanília Neide Salles Cia, FGV e Prof. Dr. José Augusto Veiga da Costa Marques, UFRJ que, generosamente, me propiciaram a sua crítica, tão importante na tarefa solitária de um pesquisador.

Aos demais amigos agradeço o maravilhoso convívio social que tive o privilégio de desfrutar

Aos irmãos e sobrinhos pelo carinho e compreensão incondicional.

VIII